sábado, 26 de novembro de 2011

As civilizações hebraica e Fenícia resumo

Hebreus
Os hebreus são originários da antiga Palestina, estreita faixa de terra cercada pela Fenícia (atual Líbano), pela Síria epelo Deserto da Arábia. A civilização hebraica, de origem semita, desenvolveu-se na região da antiga Palestina.
O exílio no Egito
Por volta de 1750 a. c., segundo a tradição biblica, um grande período de seca assolou aregião e os hebreus migraram para o Egito. Fixaram-se na região do Deuta do Nilo e lá permaneceram durante 400 anos.
O estado hebraico e sua decadência

Coube a Josué iniciar a luta pelo controle da Palestina ou canaã, onde já viviam outros povos. Na terra Prometida, os Filhos de Israel dividiram-se em doze tribos liderados pelos Juises, chefes militares e políticos escolhidos pelo povo.
Fenícios:mercadores dos mares
A fenícia, cujo território corresponde ao Libano atual e a parte da Síria, reduzia-se a uma estreita faixa de terra localizada as margens do Mediterrâneo.
Os fenícios obtiveram grandes lucros com o comercio de madeira e desenvolveram a construção naval a metalurgia e a produção têxtil.
A sociedade Fenícia
As feitorias e colônias fenícias no norte da África e em alguns portos da Espanha, da França e de Chipre eram usados como entrepostos comerciais. Com a conquista de Tiro por Alexandre da Macedônia, em 332 a. c., a hegemonia do universo fenício passou para Cartago, que resistiu aos romanos no episódio conhecido como Guerras punicas.
Inventando o alfabeto
A religião dos fenícios era animista, isto é, atribuia poderes sagrados às montanhas, árvores e ás manifestações da natureza. Além disso, estava centrada em ritos e deuses locais. A escrita desenvolvia pelos fenícios deu origem ao alfabeto, posteriormente adaptado pelos gregos e pelosromanos. Esse sistema de códigos difunudio-se por todo o Mediterrâneo e constituiu o alfabeto base de várias linguas modernas.




3 comentários: